História

História da Cidade

      Paranapiacaba é uma palavra de origem Tupi, que significa "lugar onde se pode ver o mar". 

      A cidade foi criada, pois se precisava fazer vilas com estações ferroviárias em vários locais do Brasil. Escolheram esse local, porque ficava no final da serra, onde o café e outras mercadorias iam sendo embarcadas em navios para serem levados à Europa . As pessoas precisavam morar perto do seu trabalho (estação ferroviária) assim acabaram fundando Paranapiacaba.


Partes da cidade

A cidade é dividida em três partes:
  • A parte alta
Era a parte comercial da cidade. Era ocupada pelos portugueses. Onde a parte inferior da casa era comercial e a parte superior era a moradia dos comerciantes.
  • A parte baixa 

Ela era dividida em 3 partes:


-Parte Ferroviárias: Onde era a ferrovia da cidade. Essa parte era ocupada pelos ingleses, que reutilizavam desde de tintas, cordas e trilhos para pintar suas casas e fazer corrimões. Por isso as casas dessa parte da cidade eram todas da mesma cor.

-Vila Velha
-Vila Nova


 A Vila Maria da Zélia

Construída no período de 1911 a 1916, foi idealizada pelo industrial Jorge Street, para abrigar os 2.100 operários especializados da Cia Nacional de Tecidos de Juta.
     Street, médico formado tornou-se industrial pró-ativo reformador das relações entre a capital e o trabalho, em 1931 chegou a diretor do Departamento Nacional de Indústria e Comércio do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Percursor do direito trabalhista no Brasil, contribuiu com a elaboração de leis trabalhistas, entre estas a regulamentação da sindicalização, assistência social e proteção ao trabalho.                  
     AVila Maria Zélia é a primeira vila operária do Brasil,contruída em 1917 a vila hoje é constituída por aproximadamente 200 casas com mais de 600 habitantes. Localizada no bairro do belenzinho a vila recebe mais de 1.000 visitantes semanais, como estudantes de arquitetura, artistas, políticos e várias personalidades em geral. Um local muito procurado para gravações de de seriados, novelas, propagandas e matérias de telejornais, pelo motivo de ser um local muito arborizado e tranquilo sua arquitetura européia apresenta casarões, armazens e colégios do começo do século.

 Apreciem algumas fotos da Vila Maria Zélia do ano de 1978:

Armazém e a Igreja:





Praça:
Rua:
Escola das meninas:







Pau da Missa


Em Paranapiacaba o  "pau da missa" é um eucalipto centenário originalmente usado para avisos relacionados às missas de sétimo dia.

Devido a sua boa localização, entre a Parte Alta e a Parte Baixa, esta árvore tornou-se um dos símbolos de Paranapiacaba, pois servia como suporte para informações da comunidade, integrando as duas partes da vila.







Antigo mercado de Paranapiacaba

O antigo mercado  foi construído em 1899 para ser um empório de secos e molhados, e , em seguida uma lanchonete . Depois de muitos anos fechado ,foi restaurado pela prefeitura de Santo André e hoje é um centro multicultural . Com sua ótima posição central , permite que os eventos que são realizados no local tenham um cenário charmoso da serra .



O Relógio de Paranapiacaba




  É um dos ícones de Paranapiacaba. Tido como um cartão postal, é uma réplica do famoso relógio da Inglaterra, o Big Ben.
   Está localizado no centro da estação, sobre o que restou do antiga torre, que foi destruída junto ao resto da estação, em um incêndio que aconteceu pouco antes do relógio completar 100. Depois de 11 anos sem bater, recentemente passou por uma restauração e voltou a funcionar.                                                                 




Tombada ?

Sim !! Mas não quer dizer que a cidade está derrubada ou destruída mas sim, que a cidade Paranapiacaba agora é um  patrimônio histórico!
Assim, suas casas, ruas e monumentos ainda têm a característica  de construções do século XIX e não podem ser mudados!!













Ferrovia - A História da Linha




  No século  XIX o café era a atividade econômica mais importante. O café era levado em mulas e assim era importado. Esse processo era lento e no caminho perdiam-se muitos grãos, assim, deixando o café mais caro.
  O Barão de Mauá era o maior empreendedor  do Brasil e, vendo esta situação, decidiu criar a ferrovia de Paranapiacaba junto a empresários ingleses. Criaram a SPR (São Paulo Railway). O café foi ficando mais barato e mais comprado então, tiveram que duplicar a ferrovia. O Barão acabou não dando conta de tudo e deixou tudo para os ingleses cuidarem por 90 anos. Ao término desse prazo o governo tomou conta de tudo.  



Rios


Os principais rios que atravessam Paranapiacaba são:
- Rio Quilombo
- Rio Grande
- Rio Mogi


Todos os rios na cidade são limpos e tratados como todo rio deve ser. Como Paranapiacaba é rodeado pela Mata Atlântica sua fauna e flora convivem juntos em grande harmonia. Assim os rios são usados como  uma fonte de água para todos os animais que vivem em suas terras  !!!





    




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